Parceria entre Santa Casa e Secretaria de Saúde viabiliza atendimento odontológico para pacientes com necessidades especiais

Neste sábado, uma parceria entre a Santa Casa de Ubatuba e a Secretaria Municipal de Saúde permitiu que o primeiro paciente com necessidades especiais recebesse atendimento odontológico mediante sedação geral. A iniciativa foi elaborada pela equipe da dentista Patrícia Mello – coordenadora de Saúde Bucal da cidade.

De acordo com a dentista, o atendimento abrange pacientes autistas, com paralisia, hipertensos não controlados (descompensados), deficientes físicos, pacientes oncológicos e com diferentes tipos de síndrome. “Esses pacientes necessitam de cuidados maiores, por isso é necessário que o procedimento odontológico aconteça com anestesia geral e no ambiente hospitalar, com todo suporte que eles precisam”, explicou Patrícia, informando que no momento existem cerca de 50 pessoas aguardando o procedimento, que deve acontecer uma vez a cada 15 dias. As dentistas Vanessa Campos – especialista em Odontologia para pacientes com necessidades especiais – e Maria Gabriela de Macedo – especialista em Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial fazem parte da equipe.

O tratamento odontológico é realizado no Centro Cirúrgico da Santa Casa, com equipamentos disponibilizados pela Secretaria de Saúde. “Essa parceria vem consolidar a integralidade do Sistema Único de Saúde e promover assistência integral à população, sobretudo aos pacientes com necessidades especiais. É um projeto pioneiro na nossa região e importante por abranger um público vulnerável, que precisa de uma atenção específica e planejada para suas necessidades, uma vez que os cuidados odontológicos são fundamentais para a nossa saúde”, ressaltou Grazielle Bertolini, secretária de Saúde de Ubatuba, que esteve acompanhando o atendimento recebido pelo primeiro paciente do projeto.

Para o provedor da Santa Casa, Fanio de Souza Santos, é um orgulho participar dessa iniciativa e poder ajudar fornecendo a estrutura e alguns profissionais do Hospital. “É enriquecedora essa parceria com a Secretaria de Saúde para ajudar as pessoas com uma carência maior. Poder atender esses pacientes na nossa cidade, que antes tinham que viajar para Taubaté ou até mesmo São José dos Campos, é um orgulho imenso e com certeza favorece o tratamento, pois os pacientes sentem confiança nos nossos profissionais e isso possibilita a continuidade do trabalho”, declarou Fanio, que ressaltou ainda que essa aproximação com a Secretaria de Saúde agiliza o atendimento e a população poderá sentir os reflexos dessa união.

Sobre o paciente

O pequeno Davi, de apenas 7 anos, foi o escolhido para ser o primeiro paciente do projeto. Os pais, Andrea e Vanderlei Barbosa, relatam que o filho é autista e que cuidar da saúde bucal sempre foi um grande problema.

“Até os três anos de idade cuidar dos dentes do Davi era uma tarefa difícil. Hoje ele deixa a gente escovar os dentes, mas ficou com sequelas antigas. Achei esse tratamento incrível, a equipe fantástica e muito carinhosa e atenciosa com o meu filho. Acredito que depois desse procedimento não teremos mais problemas com a saúde bucal dele”, afirmou a mamãe Andrea.



Acesse o Resultado de seus Exames
Clique aqui!
Acesse a Santa Casa de Ubatuba no CNES - Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde

Últimas Notícias

Em dois meses Santa Casa de Ubatuba realiza 160 “Testes da Orelhinha”

Santa Casa quer saber a avaliação do paciente sobre o atendimento recebido

Parceria entre Santa Casa e Secretaria de Saúde viabiliza atendimento odontológico para pacientes com necessidades especiais

Equipe da cozinha da Santa Casa passa por treinamento

Deputado Padre Afonso visita a Santa Casa de Ubatuba

Santa Casa reestrutura atendimento de convênio e particular

Veja Notícias
  
x