Hospital Amigo da Criança

A Santa Casa de Misericórdia da Irmandade Senhor dos Passos de Ubatuba foi reconhecida como “Hospital Amigo da Criança” em 2001, sendo o primeiro Hospital do Litoral Norte e Vale do Paraíba a obter a certificação pela Unicef e Organização Mundial da Saúde (OMS), que idealizaram em 1990 a iniciativa para promover, proteger e apoiar a amamentação, recurso mais eficiente para fortificar a imunidade e proteger as crianças contra as ameaças mais atuais.

Em 1992, a ação foi incorporada pelo Ministério da Saúde como prioritária e, desde então, conta com o apoio das Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde para capacitar profissionais e estimular as redes hospitalares ao credenciamento.

Dentro do programa “Hospital Amigo da Criança” mães são orientadas para amamentação desde o pré-natal até o puerpério, com isso os índices de aleitamento materno exclusivo e continuado reduz a morbimortalidade materna e infantil.

Rede Cegonha: A Santa Casa de Ubatuba é adepta ao projeto

Atendimento humanizado para gestantes

A Rede Cegonha é uma estratégia do Ministério da Saúde para a implementação de cuidados que asseguram às mulheres o direito ao planejamento reprodutivo e à atenção humanizada durante a gravidez, parto e puerpério. A ação garante ainda às crianças o direito ao nascimento seguro, crescimento e desenvolvimento saudáveis.

O projeto tem como características o respeito à diversidade cultural, étnica e racial a participação e mobilização social e a promoção da saúde e da equidade. A Rede Cegonha desenvolve um importantíssimo papel de cuidado e atenção à saúde, ampliando o olhar ao processo de gravidez e cuidado estendido.

Além de estimular o atendimento humanizado à gestante – oferecendo na maternidade um ambiente mais adequado, privativo e um atendimento centrado na mulher e na família – a Rede Cegonha visa ainda reduzir as ocorrências de cesarianas desnecessárias e a taxa de mortalidade materna e neonatal na rede pública de saúde.

Dentro da Rede Cegonha e dos princípios da humanização e assistência, as mulheres, os recém-nascidos e as crianças têm direito à realização de parto e nascimento seguros, através de boas práticas de atenção, assim como é direito das gestantes ter um acompanhante, de sua livre escolha, durante todo o período de trabalho de parto, parto e pós-parto imediato.

Há anos o projeto Rede Cegonha vem sendo desenvolvido, adaptado e aplicado na Santa Casa de Ubatuba, que se orgulha por se empenhar em oferecer melhores condições de atendimento às gestantes e seus bebês.



Acesse o Resultado de seus Exames
Clique aqui!
Acesse a Santa Casa de Ubatuba no CNES - Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde

Últimas Notícias

Santa Casa realiza mais de 160 mil atendimentos em 2018

Nova Ala Pediátrica da Santa Casa de Ubatuba

Santa Casa contribui com projeto de fortalecimento dos direitos das Crianças e Adolescentes

Você sabia que a Santa Casa possui uma Capela?

Gestantes podem visitar Santa Casa

Parceria Santa Casa x Fundac

Veja Notícias
  
x