Ação de alunos de enfermagem na Santa Casa de Ubatuba conscientiza sobre tuberculose

Nesta quarta-feira, 20 de setembro, os pacientes que aguardavam atendimentos nas recepções da Santa Casa de Ubatuba receberam panfletos com orientações sobre a tuberculose. A ação de conscientização, realizada em parceria com estudantes do curso de enfermagem do Centro Universitário Módulo, é coordenada pela Enfermeira Lidiane, juntamente com a VIEP (Vigilância Epidemiológica) e SCIH (Serviço de controle de Infecção Hospitalar) da Santa Casa de Ubatuba.

A tuberculose, uma doença infecciosa causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis, é uma das mais antigas e persistentes ameaças à saúde global. Embora tenhamos avançado em muitos aspectos da medicina e da ciência, a tuberculose continua a ser uma preocupação significativa, especialmente em muitas partes do mundo.

A importância da conscientização da tuberculose não pode ser subestimada. Aqui estão algumas razões pelas quais essa conscientização é crucial:

Prevalência Global: A tuberculose ainda afeta milhões de pessoas em todo o mundo. A conscientização é necessária para lembrar que essa doença não foi erradicada e que requer atenção constante.
Resistência a Medicamentos: O surgimento da tuberculose resistente a medicamentos representa um desafio significativo para o tratamento eficaz. A conscientização ajuda a destacar a importância do uso adequado de antibióticos e da prevenção dessa resistência.
Co-infecção com o HIV: A tuberculose é uma das principais causas de morte em pessoas que vivem com o HIV/AIDS. Conscientizar sobre a relação entre as duas doenças é vital para melhorar a qualidade de vida dessas pessoas.
Estigma e Discriminação: Muitos indivíduos que sofrem de tuberculose enfrentam estigmatização e discriminação. A conscientização pode ajudar a reduzir o estigma, incentivando o diagnóstico precoce e o tratamento adequado.
Prevenção e Educação: A conscientização da tuberculose também é sobre educar as pessoas sobre como prevenir a doença, reconhecer os sintomas e procurar tratamento. O conhecimento é uma ferramenta poderosa na prevenção.
Apoio à Pesquisa: A conscientização pode aumentar o apoio à pesquisa para desenvolver melhores métodos de diagnóstico, tratamento e prevenção da tuberculose.
Saúde Pública: O controle da tuberculose é fundamental para a saúde pública. A conscientização pode pressionar governos e organizações de saúde a priorizar o combate a essa doença.

Portanto, a conscientização da tuberculose é um passo essencial na direção de um mundo onde essa doença não seja mais uma ameaça à saúde global. É uma oportunidade para educar, inspirar a ação e, o mais importante, salvar vidas. Cada um de nós pode desempenhar um papel nessa conscientização, compartilhando informações, apoiando organizações de saúde e promovendo a prevenção e o tratamento adequado.
Unidos, podemos enfrentar essa antiga ameaça com resiliência e determinação.

A ação será repetida na sexta-feira, 22 de setembro.