Projeto resultou em 50% de desconto na conta de água do hospital

A Santa Casa de Ubatuba conseguiu reduzir em 50% o valor da conta de água do hospital ao ser incluída no Programa de Uso Racional de Água (Pura) da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp). A primeira conta de consumo com o benefício foi recebida neste mês de fevereiro e a parceria deve gerar uma economia de R$ 300 mil por ano à unidade de saúde.
Além do desconto, o Pura tem o objetivo de reduzir o desperdício de água e, consequentemente, o valor pago nas contas por meio de melhorias simples na estrutura hidráulica do prédio e com medidas de conscientização dos colaboradores e usuários da Santa Casa.
A inclusão do hospital no programa foi possível após a Prefeitura de Ubatuba negociar uma dívida da unidade de saúde com a Sabesp no valor de aproximadamente R$ 70 milhões, valor que foi reduzido em quase 80%, para pagamento parcelado ao longo do contrato com o município. “Graças ao empenho da nossa prefeita Flavia Pascoal, do nosso provedor, Joaquim Vidal, e da equipe administrativa da Santa Casa conseguimos a concretização do acordo com a Sabesp que nos proporcionará uma grande economia ao longo dos anos. Com o gasto menor com a conta de água será possível investir ainda mais na Santa Casa e nos atendimentos de saúde oferecidos à toda população”, ressaltou o diretor-geral do hospital, Custódio Barreto.
O Programa de Uso Racional de Água existe há mais de 20 anos na Sabesp e envolve ações sustentáveis, sanitárias e ambientais.